25.5 C
São Paulo
sábado, junho 15, 2024
InícioCibersegurançaGolpistas usam vozes feitas por IA para roubar milhões se passando por...

Golpistas usam vozes feitas por IA para roubar milhões se passando por familiares

Recentemente, houve um aumento no número de golpes em que criminosos usam vozes de Inteligência Artificial (IA) para enganar as pessoas. Essas armadilhas são particularmente perigosas porque as vítimas acreditam que estão falando com um familiar em apuros, quando, na verdade, estão sendo enganadas por um impostor.

Segundo o The Washington Post, mais de 5.000 pessoas perderam seu dinheiro em 2022 por meio desses golpes por telefone. Milhares de vítimas alegam que foram enganadas por impostores que fingem ser seus entes queridos, e muitas vezes a voz da IA consegue ​​convencer essas vítimas a acreditarem que estão falando com uma pessoa real.

Uma história impressionante envolve um casal de idosos que enviou mais de US$ 15.000 para um golpista por um terminal de bitcoins após acreditar que havia falado com o seu filho. A voz da IA ​​convenceu o casal de que seu filho estava com problemas legais, já que teria “matado um diplomata americano em um acidente de carro”. O casal, preocupado com a segurança do filho, seguiu as instruções do impostor e enviou o dinheiro.

Infelizmente, essa não é uma história isolada. Muitas pessoas em todo o mundo foram vítimas, e os criminosos estão usando táticas cada vez mais sofisticadas para convencer as pessoas a enviar dinheiro.

Além da voz feita por IA, golpe usa informações de redes sociais

Golpistas usam vozes feitas por IA para roubar milhões se passando por familiares
Golpistas usam vozes feitas por IA para roubar milhões se passando por familiares 2

Os criminosos usam a tecnologia de síntese de voz para criar uma voz, que soa quase idêntica à do familiar que estão fingindo ser. Eles também podem usar informações publicamente disponíveis, como posts em mídias sociais ou informações de contas hackeadas, para personalizar a chamada e torná-la ainda mais convincente.

Para se proteger contra esses golpes, é importante estar ciente deles e ficar sempre atento ao receber ligações suspeitas. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras por telefone, a menos que tenha certeza de que está falando com a pessoa certa. Se você receber uma ligação suspeita, desligue e entre em contato com a pessoa que alegam ser diretamente.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens