A Toyota Motor Corp anunciou, nesta quarta-feira (31), um novo vazamento de dados que expôs informações sobre clientes em alguns países da Oceania e da Ásia, exceto o Japão. A empresa relatou que os dados podem ter sido disponibilizados ao público desde outubro de 2016 até maio de 2023. Este incidente segue outro vazamento de dados anunciado em maio deste ano, que expôs dados de 2,15 milhões de usuários no Japão devido a um erro humano.
Os dados possivelmente acessados incluem nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail e números de identificação e registro de veículos. O incidente foi descoberto durante uma investigação em ambientes de nuvem gerenciados pela Toyota Connected Corp, subsidiária da montadora, que ocorreu após o vazamento de dados anterior.
“Como acreditamos que este incidente também foi causado pela divulgação e aplicação insuficiente das regras de tratamento de dados … implementamos um sistema para monitorar as configurações da nuvem,” afirmou a Toyota.
A falha foi devida a um erro de configuração no ambiente de nuvem, onde a montadora armazenava dados de clientes coletados por concessionárias estrangeiras para gerenciar inspeções de manutenção de veículos. No momento, a Toyota está investigando a questão com base nas leis e regulamentos de cada país afetado, e não divulgou quantos clientes foram impactados nem os países específicos onde estes estão localizados.
A empresa também ressaltou que não encontrou evidências de que terceiros copiaram ou utilizaram os dados de clientes. Informações sobre a localização do veículo e detalhes de cartões de crédito não estavam incluídas no incidente.
Uma década de vazamento no Japão
Em maio, a Toyota informou que os dados de 2,15 milhões de usuários no Japão, inscritos em suas principais plataformas de serviços em nuvem desde 2012, foram tornados publicamente disponíveis por uma década, afetando também clientes de sua marca de luxo Lexus.
Estes incidentes ocorrem em um momento crítico para a Toyota, a maior montadora do mundo em vendas, que busca expandir a conectividade de veículos e o gerenciamento de dados baseados em nuvem, componentes fundamentais para oferecer direção autônoma e outros recursos apoiados por inteligência artificial.
Koji Sato, que assumiu o cargo de CEO da Toyota em 1º de abril, enfrenta agora mais este desafio em seu mandato, que já incluiu problemas de teste de segurança na afiliada Daihatsu e uma proposta de acionistas para melhorar a divulgação sobre o lobby da empresa em relação às mudanças climáticas.
Com informações da Reuters.
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