28.8 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioTransformação digitalInteligência artificialOpenAI esclarece que não está desenvolvendo o GPT-5, e mantém o foco...

OpenAI esclarece que não está desenvolvendo o GPT-5, e mantém o foco na segurança da IA

Recentemente, surgiram rumores de que a OpenAI estava desenvolvendo o GPT-5, o sucessor do seu modelo de linguagem AI GPT-4. No entanto, o CEO da OpenAI, Sam Altman, esclareceu que a empresa não está treinando o GPT-5 e não o fará por algum tempo. Embora isso possa aliviar algumas preocupações sobre a segurança da IA, ainda há muito a ser discutido sobre como lidar com a ameaça potencial que a tecnologia representa.

Durante uma discussão sobre ameaças de sistemas de IA, Altman foi questionado sobre uma carta aberta que circulou no mundo da tecnologia, pedindo que laboratórios como o OpenAI parassem o desenvolvimento de sistemas de IA mais poderosos do que o GPT-4. Embora Altman tenha reconhecido que a carta levantou preocupações legítimas, ele também observou que ela perdeu muitas das nuances técnicas que envolvem a pausa no desenvolvimento de sistemas de IA.

OpenAI esclarece que não está desenvolvendo o GPT-5, e mantém o foco na segurança da IA

Enquanto o CEO confirmou que a OpenAI está atualmente expandindo os recursos do GPT-4, ele também ressaltou que a empresa está considerando as implicações de segurança desses esforços. “Estamos fazendo outras coisas além do GPT-4 que têm todos os tipos de problemas de segurança que são importantes abordar e foram totalmente deixados de fora da carta”, disse ele.

Altman também destacou a complexidade da discussão sobre a segurança da IA e a pausa no desenvolvimento de sistemas mais avançados. Ele explicou que o progresso em sistemas de IA é muito mais complexo e não pode ser medido apenas pelos números de versão. Na verdade, muitas vezes a sequência de lançamentos pode dar a impressão de melhorias lineares, mas isso pode ser apenas uma estratégia de marketing das empresas, sem efeitos práticos na capacidade da tecnologia.

É importante que as empresas continuem a considerar cuidadosamente as implicações de segurança de seus esforços de IA e abordem essas preocupações de maneira adequada. A pausa no desenvolvimento de sistemas mais avançados pode ser um passo necessário para garantir que a IA seja desenvolvida de maneira responsável e segura. No entanto, como Altman destacou, essa questão é complexa e requer uma discussão mais aprofundada entre especialistas e empresas envolvidas no desenvolvimento de IA.

Assista ao vídeo abaixo:

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens