17.6 C
São Paulo
sábado, junho 22, 2024
InícioCibersegurançaAtaque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de...

Ataque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de caridade no Reino Unido

Recentemente, várias instituições de caridade na Irlanda e no Reino Unido tiveram seus dados comprometidos em um ataque de ransomware a um fornecedor de TI. O ataque ocorreu em março e o invasor ainda não foi revelado. O alvo do ataque foi a empresa de serviços de gerenciamento de dados, Evide, que não pagou a quantia exigida pelos invasores. 

As autoridades relevantes, como a polícia irlandesa e do Reino Unido, estão investigando o incidente e as instituições de caridade afetadas estão trabalhando para descobrir quais dados foram comprometidos e alertando seus usuários para ficarem atentos a contatos suspeitos.

Ataque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de caridade na Irlanda e no Reino Unido
Ataque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de caridade no Reino Unido 3

Esse tipo de incidente é um grande risco para as instituições de caridade, pois possuem uma grande quantidade de dados pessoais valiosos, que são frequentemente classificados como dados de categoria especial sob o GDPR do Reino Unido e da UE. Isso inclui informações como opiniões políticas, crenças religiosas e saúde, o que pode ser altamente prejudicial se cair nas mãos erradas.

As instituições de caridade trabalham com pessoas vulneráveis e confiam nesses dados para oferecer suporte adequado a elas. Portanto, é crucial que adotem medidas de segurança cibernética adequadas para proteger esses dados. Isso inclui ter um plano abrangente de resposta a incidentes em ação, ter especialistas experientes em segurança cibernética em sua equipe e fornecer suporte adequado aos clientes que possam achar o incidente angustiante.

Ataque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de caridade na Irlanda e no Reino Unido
Ataque de ransomware a fornecedor de TI compromete dados de instituições de caridade no Reino Unido 4

Por isso, as instituições de caridade precisam estar cientes de que os criminosos cibernéticos podem explorar sua disposição de proteger aqueles que ajudam, tornando-os mais propensos a pagar rapidamente um resgate, em vez de arriscar mais danos. Portanto, as organizações de vítimas precisam ser cautelosas ao lidar com esses tipos de incidentes e seguir as orientações das autoridades relevantes.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens