14.1 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioCibersegurançaQuais os principais tipos de ataques cibernéticos?

Quais os principais tipos de ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos continuam a evoluir. Por isso, é importante saber qual será a próxima tendência para se manter protegido e evitar perdas drásticas. Nos últimos anos, o número dessas ameaças cibernéticas aumentou significativamente com a crescente dependência de sistemas digitais em vários campos. Diante disso, é necessário fazer previsão sobre o que enfrentaremos em 2023 para nos prepararmos de forma assertiva.

Para quem trabalha com cibersegurança , é importante entender quais são as principais estratégias e como desenvolver soluções planejadas. Do ponto de vista da prevenção, é melhor reduzir custos, negativos de riscos e chamadas por instabilidade.

  1. O que são ataques cibernéticos?
  2. Como podem prejudicar as empresas?
  3. Quais os tipos de ataques cibernéticos?
  4. Como se prevenir de ataques cibernéticos?

O que são ataques cibernéticos?

Ciberataques são crimes cibernéticos que visam a redes de computadores, sistemas e dados. Esses ataques podem incluir tentativas de acesso ou danificar um sistema de computador sem autorização. Os invasores cibernéticos podem usar várias técnicas para obter acesso a informações avançadas ou interromper serviços. Esses ataques hackers também podem explorar vulnerabilidades em software ou hardware para obter acesso a dados ou sistemas. 

Ataques cibernéticos ameaçando sistemas e dados de informação - um gráfico objetivo mostrando os principais riscos que as empresas e usuários da web enfrentam.

Como podem prejudicar as empresas?

A segurança cibernética é crítica para organizações de todos os tamanhos, pois esses ataques podem ter consequências graves, como perdas financeiras, danos à segurança e interrupção de serviços. 

Quais os tipos de ataques cibernéticos?

A seguir, separamos os principais ataques cibernéticos da atualidade no Brasil que estão no radar das equipes de segurança das empresas. Continue a leitura e entenda o que é cada um deles.

Man-in-the-middle (MitM)

Os ataques man-in-the-middle (MitM) são um tipo de ataque cibernético no qual os criminosos virtuais interceptam uma comunicação entre duas partes e podem visualizar, alterar ou até mesmo bloquear os dados em tempo real. O invasor consegue obter acesso a informações sigilosas, como senhas, números de cartão de crédito e outros dados. Esse tipo de ataque está se tornando cada vez mais comum à medida que os hackers se tornam mais sofisticados em seus métodos. Os ataques MitM podem ser usados ​​para vários fins maliciosos, como roubo de dados, sequestro de contas e manipulação de transações. É importante que as organizações tomem medidas para se protegerem de ataques MitM implementando fortes medidas de segurança e educando seus funcionários sobre as melhores práticas de segurança cibernética.

Ataque DoS (Denial Of Service) e Ataque DDoS (Distribute Denial of Service)

Ataques DoS e DDoS são dois dos tipos mais comuns de crimes cibernéticos usados ​​em ataques hackers. DoS significa “Denial of Service” e é um tipo de ataque em que os hackers inundam um sistema com o pedido, tornando-o incapaz de responder a documentos legítimos. Um ataque DDoS , por outro lado, significa “Distributed Denial of Service” e é uma versão mais sofisticada do ataque DoS. Envolve vários computadores enviando para sobrecarregar o sistema de destino. Ambos os tipos de ataques podem ser usados ​​para interromper serviços ou sites, roubar dados ou desligar redes inteiras.

DMA (acesso direto à memória)

Direct Memory Access (DMA) é uma tecnologia de computador que permite que os dispositivos acessem a memória do sistema diretamente. É comumente usado em operações de transferência de dados, como entre dois dispositivos em tempo real. Também é usado na segurança cibernética para impedir que agentes mal-intencionados acessem a memória de um sistema e roubem informações sigilosas. O DMA pode ser explorado por invasores cibernéticos para obter acesso à memória de um sistema e lançar ataques, como ataques de negação de serviço (DoS) ou ransomware. Como tal, é importante que as organizações tenham medidas de segurança adotadas para se proteger contra esses crimes cibernéticos baseados em DMA.

Ataques de força bruta

Os ataques de força bruta são um dos tipos de ataques cibernéticos que usam tentativa e erro para adivinhar as informações corretas. É um método de tentar várias combinações diferentes de nomes de usuário e senhas até que a correta seja encontrada. Os ataques de força bruta são frequentemente usados ​​por criminosos virtuais para obter acesso a uma conta ou sistema, pois eles podem adivinhar rapidamente milhares de combinações em um curto período de tempo. Eles também podem ser usados ​​para quebrar códigos de criptografia ou desbloquear arquivos criptografados. Isso os torna uma ferramenta eficaz para agentes mal-intencionados que desejam obter acesso a dados para obter ou interromper serviços.

Ataque de varredura de porta

Port Scanning Attack é um dos tipos mais comuns de ataques cibernéticos. É uma técnica usada por invasores para identificar portas abertas em um computador ou rede e, em seguida, acessar, usar essas portas para obter ao sistema. O Port Scanning Attack pode ser usado para encontrar serviços relativos em execução em um sistema, que podem ser exploradores. É importante que as organizações estejam cientes desse tipo de ataque e tomem as medidas necessárias para proteger seus sistemas de ameaças.

Cavalo de Tróia

É um tipo de ameaça ocultar que o usuário pode nem notar a presença do vírus na máquina. A estratégia usada pelos criminosos é a mesma que os gregos usam contra os troianos: mensagens desconhecidas que indicam a oferta de presentes , descontos ou brindes que podem conter malware oculto que infecta os computadores com vírus. Os danos variam de perda de arquivo até o acesso a informações eficazes. 

Dois especialistas de Segurança de TI sentados à frente de monitores com mapa interativo mostrando o fluxo aéreo de ataques cibernéticos em símbolos vermelhos.

Como se prevenir de ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos são uma ameaça crescente para empresas, organizações e indivíduos. Com o aumento do uso da tecnologia, é importante estar ciente dos riscos associados aos ataques cibernéticos e como preveni-los. Separamos 5 boas práticas de  como prevenir ataques cibernéticos na empresa:

  1. Reduza o risco de ataque;
  2. Invista em tecnologia de proteção de dados;
  3. Treine seu pessoal;
  4. Construa uma cultura de segurança;
  5. Crie um programa de segurança da informação.
Grupo de cibersegurança trabalhando em computadores, usando capacetes e fones de ouvido para proteger dos diversos tipos de ataques cibernéticos.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Postagens recomendadas
Outras postagens