17.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioCibersegurançaSegurança de RedesTrojan: o que é que danos pode causar

Trojan: o que é que danos pode causar

Um Trojan é um tipo de software malicioso que pode causar sérios danos a um sistema de computador. Ele foi projetado para parecer um software legítimo, mas, uma vez instalado, pode fornecer um acesso invasor não autorizado ao sistema ou roubar informações eficazes. Os cavalos de Tróia podem ser usados ​​para várias atividades maliciosas, como roubo de senhas e informações financeiras, instalação de ransomware e lançamento de ataques distribuídos de negação de serviço.

Nesta postagem do blog, veremos o que são Cavalos de Tróia e os possíveis danos que eles podem causar. Também discutiremos o que você pode fazer para se proteger e como removê-los caso tenha sido infectado.

  1. O que é um trojan?
  2. Tipos de trojan
  3. Como me livrar de um trojan?

O que é um trojan?

Um Cavalo de Troia, ou simplesmente um “Trojan”, é um tipo de software malicioso projetado para se disfarçar como algo inofensivo. Ele pode ser usado para obter acesso a um sistema de computador sem o conhecimento ou consentimento do usuário. O termo vem da história do Cavalo de Tróia da mitologia grega, na qual os gregos usaram um gigantesco cavalo de madeira para obter acesso a Tróia e, finalmente, derrotar seus inimigos.

Os Cavalos de Tróia geralmente se espalham por meio de anexos de e-mail, downloads de sites não acompanhados e outras formas de engenharia social. Depois de instalados em um sistema de computador, eles podem ser usados ​​para várias atividades maliciosas, como roubo de informações pessoais, instalação de malware adicional no sistema e muito mais. Como tal, é importante que os usuários prestem atenção ao baixar arquivos executáveis ​​vindos de terceiros ou clique em links em e-mails ou mensagens online.

Ilustração de um cavalo de tróia conectado a um computador, representando a ameaça de cibersegurança de software malicioso de Trojan.
Trojan: o que é que danos pode causar 4

Tipos de trojan

Existem trojans de várias formas e é importante conhecer os diferentes tipos para se proteger. 

Trojans de backdoor

Um trojan backdoor, também conhecido simplesmente como trojan, é um programa de computador malicioso que pode ser usado para obter acesso não autorizado a um sistema de computador. Geralmente é disfarçado como software legítimo e é instalado sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

Backdoors são frequentemente usados ​​por hackers para roubar dados, causar danos ou plantar malware no sistema. Eles também podem ser usados ​​para controle remoto do sistema, permitindo que invasores o controlem de qualquer lugar do mundo. Backdoors são difíceis de detectar porque são projetados para permanecer ocultos e operar sem serem anotados.

Descarregador/descarregador de Trojans

Os Trojans Dropper /Downloader são programas maliciosos usados ​​por hackers para obter acesso ao computador de um usuário e roubar dados. Eles operam baixando outro software malicioso no computador de destino e, em seguida, executando-o. Os Trojans Dropper/Downloader podem ser usados ​​para instalar ransomware, keyloggers, spyware e outras formas de malware.

Eles também podem ser usados ​​para baixar cargas maliciosas adicionais de servidores remotos, permitindo que os invasores controlem o sistema de retenção. Os Trojans Dropper/Downloader geralmente são difíceis de detectar devido à sua capacidade de se disfarçar como programas ou arquivos legítimos.

Trojans bancários

Trojans bancários são programas de software maliciosos projetados para roubar informações financeiras, como números de cartão de crédito e credenciais bancárias de vítimas inocentes. Eles podem ser usados ​​para cometer roubo de identidade ou fraude financeira. Os trojans bancários geralmente se espalham por meio de anexos de e-mail, downloads e sites maliciosos. Uma vez instalados no computador do usuário, eles podem monitorar as teclas digitadas, registrar capturas de tela e logins, bem como transferir fundos de contas bancárias sem o conhecimento da vítima. Como tal, os trojans bancários representam uma grande ameaça para os usuários de serviços bancários online e devem ser levados a sério tanto por indivíduos quanto por empresas.

Cavalos de Tróia DDoS

Um Trojan de ataque DDoS é uma espécie de software malicioso usado para lançar ataques DDoS (distribuídos de negação de serviço). Ele foi projetado para infectar computadores e redes com a intenção de interromper ou desabilitar esses sistemas. Ele funciona enviando várias solicitações de várias fontes, inundando o sistema de destino com tráfego e tornando-o incapaz de responder a legítimas. Esse tipo de ataque pode ser usado para vários malwares maliciosos, como derrubar sites ou interromper serviços.

Trojans de falso antivírus

Os trojans de falso antivírus são programas de software malicioso projetados para induzir os usuários a acreditar que seu computador está infectado por um vírus e, em seguida, induzi-los a comprar um software de antivírus falso para remover uma ameaça. Esses programas maliciosos podem ser instalados por meio de sites maliciosos, anexos de e-mail ou até mesmo por meio de downloads legítimos. Uma vez instalados, esses trojans podem roubar informações pessoais, instalar malware adicional e até mesmo causar instabilidade no sistema. É importante que os usuários estejam cientes dos perigos representados por falsos trojans de antivírus e tomem medidas para proteger seus computadores de estarem infectados por eles.

Trojan GameThief

O Trojan GameThief é um software malicioso que tem como alvo os jogadores e rouba suas credenciais, informações de cartão de crédito e outros dados. Também pode ser usado para sequestrar o computador do usuário para fins maliciosos. O vírus se espalha por sites maliciosos, anexos de e-mail ou download de arquivos de fontes não desejados.

Uma vez instalado em um dispositivo, o Trojan GameThief pode roubar senhas e outros dados com eficiência dos jogadores. Também pode ser usado para abrir backdoors no sistema e permitir que hackers acessem o dispositivo. Além disso, ele pode baixar malware adicional no sistema para danificá-lo ainda mais.

Para se proteger do Trojan GameThief, você deve sempre se certificar de que está baixando arquivos de fontes interessantes e evitar clicar em links ou anexos suspeitos em e-mails ou mensagens enviadas por pessoas desconhecidas. Além disso, você deve usar senhas fortes e autenticação de dois fatores sempre que possível.

Trojan IM (mensagens instantâneas)

Trojan IM (mensagens instantâneas) é um tipo de malware que pode ser usado para roubar informações pessoais de usuários desavisados. Ele pode se restringir por meio de links maliciosos, anexos ou mesmo aparecendo como um programa até legítimo. Uma vez instalado, ele pode capturar tanto as teclas digitadas quanto a tela do computador do usuário. Ele também pode enviar e-mails contendo links e anexos maliciosos para outros usuários. Além de roubar dados pessoais, o Trojan IM (mensagens instantâneas) também pode ser usado para espionar as atividades do usuário ou malware restrito adicionalmente. É importante que os usuários estejam cientes da ameaça por esse tipo de malware e tomem medidas para se protegerem dele.

Ilustração de um cavalo de Trojan na frente de um computador com símbolo de segurança cibernética para proteger da ameaça de ciberataques.

Como me livrar de um trojan?

Os vírus de Troia costumam ser considerados um dos vírus mais perigosos, porque não há sintomas específicos que indiquem infecção, a não ser para os usuários que veem atividades estranhas em seus sistemas.

Se o seu computador estiver infectado com um vírus Cavalo de Troia, pode ser uma grande fonte de frustração e preocupação. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para remover o trojan do seu sistema e se proteger de futuras infecções. A etapa mais importante é usar um programa antimalware para escanear seu computador em busca de malware e remover todos os arquivos maliciosos. Você também deve atualizar todo o seu software regularmente, bem como executar verificações regulares com um programa antimalware. Por fim, certifique-se de praticar hábitos de navegação seguros, evitando sites e links suspeitos. Seguindo estas etapas, você pode se livrar com sucesso de um vírus Cavalo de Troia em seu computador.

Para proteger sua empresa contra hackers e malware, você precisa não apenas ter um bom plano de segurança, mas também certificar-se de que sua empresa está ciente dos riscos de ataques cibernéticos. Isso significa estar em conformidade com as políticas de proteção de informações e compartilhamento de dados com os departamentos de segurança cibernética. Confira agora cinco passos simples para proteção contra esse tipo de ataque cibernético:

1) Certifique-se de que seus funcionários estão cientes dos riscos envolvidos em ataques cibernéticos.

2) Implementar políticas de privacidade para funcionários e clientes.

3) Manter software de antivírus atualizado regularmente.

4) Evite usar redes Wi-Fi públicas quando possível – opte por conexões de rede privada ou serviços de ponto de acesso Wi-Fi que são mais seguros.

5) Use senhas fortes em todos os dispositivos.

O vírus do Cavalo de Tróia pode entrar em seu computador de várias maneiras. Um dos métodos mais comuns é por meio de anexos de e-mail relacionados a finanças e negócios.

Outra maneira de o vírus do Cavalo de Troia entrar em seu computador é quando você visita sites que oferecem downloads gratuitos ou por meio de sites de mídia social, como Facebook e Twitter.

Uma ilustração de um cavalo de tróia como um computador realizando o download de um Trojan malicioso para executar códigos e afetar outras máquinas.
Trojan: o que é que danos pode causar 5

Conclusão 

O uso de tecnologia é uma das maneiras mais eficazes de derrotar os ataques cibernéticos. Da biometria ao blockchain, existem diversas tecnologias de ponta que podem ajudar a economizar tempo e dinheiro para as empresas ao impedir ataques cibernéticos.

A segurança cibernética é uma grande preocupação para as empresas atualmente, por isso é importante encontrar maneiras de proteger seus ativos digitais usando a tecnologia.

Os serviços baseados em nuvem da Akamai fornecem segurança para empresas de todos os tamanhos ao redor do mundo. A empresa oferece seus serviços por meio de uma plataforma única, atendimento aos custos de TI e simplificando o processo de gerenciamento de políticas de segurança.

As soluções da Akamai são eficazes, escalonáveis ​​e podem ser personalizadas para atender a necessidades específicas. E como a Akamai é movida pela nuvem, ela oferece um alto nível de capacidade de resposta que pode ajudar a manter toda a sua rede ou usuários protegidos contra ataques.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Marcio Montagnani
Marcio Montagnani
Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Empreendedor, com mais de 15 anos de experiência na área de TI e Telecom, atualmente vem impulsionando o crescimento de negócios por meio de planejamento estratégico e soluções inovadoras. Buscando a excelência em todos os empreendimentos.
Postagens recomendadas
Outras postagens