22.8 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioCloudAdesão de cloud computing é a maior prioridade dos  CTIOs brasileiros para...

Adesão de cloud computing é a maior prioridade dos  CTIOs brasileiros para 2024

O cenário empresarial brasileiro está passando por transformações significativas, especialmente em relação ao uso de tecnologia. De acordo com o último estudo ISG Provider Lens Multi Public Cloud Services 2023, distribuído pela TGT ISG, as incertezas econômicas globais em 2023 levaram as empresas a reavaliarem seus investimentos em inovação. Entre os tópicos de adesão visando maior sustentabilidade econômica, a expansão do uso de cloud computing no Brasil ganhou mais destaque. 

De acordo com o levantamento, desde o primeiro semestre de 2023, os fornecedores desse tipo de tecnologia observaram um aumento na consideração da adesão de serviços de cloud nas empresas. Entre os motivos que impulsionam a popularização dessa ferramenta, destaca-se a economia de escala, que garante uma plataforma de computação altamente eficiente aos clientes por um custo menor. 

Outro dado interessante é que, de acordo com a pesquisa da IDC Brasil, a pedido do Google Cloud, as principais urgências de adesão tecnológica destacadas pelos CTIOs brasileiros são infraestrutura em nuvem (48%), IA e Machine Learning (44%) e Inteligência Artificial generativa (42%).

Mesmo com um número considerável de empresas operando dentro desses moldes, a adesão das tecnologias de nuvem segue sendo a maior prioridade entre os executivos de tecnologia. Em 2024, é esperado que esse recurso evolua ainda mais com as inúmeras oportunidades de otimização impulsionadas pelas inteligências artificiais.  

cloud computing
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Além disso, a expectativa dos clientes, de acordo com a pesquisa da ISG Provider Lens, é estender o uso de AIOps para automatizar FinOps e a governança de nuvem, além de observar-se uma crescente adoção da abordagem multinuvem. O relatório indica também que existe uma demanda crescente por modernização de aplicativos para otimizar a utilização das tecnologias nativas da nuvem.

Diante disso, em 2024 aderir ao cloud computing pode ser um caminho ainda mais promissor para empresas. Sobretudo, considerando a adesão enquanto uma alternativa mais econômica e flexível. Abaixo, separei alguns motivos pelos quais seu negócio deveria considerar a implementação dessa tecnologia o quanto antes. 

1. Custos controlados

Uma das vantagens mais evidentes da nuvem é a flexibilidade de custos. Em vez de investir pesadamente em infraestrutura física, as empresas podem optar por um modelo de pagamento baseado no uso. Isso significa que os custos estão diretamente correlacionados com a quantidade de recursos computacionais e armazenamento consumidos. Essa flexibilidade não apenas reduz os custos iniciais, mas permite uma alocação eficiente dos recursos, o que garante uma maior sustentabilidade financeira.

2. Escalabilidade sob demanda

Entre os principais diferenciais desta tecnologia está a alta escalabilidade. Ou seja, à medida que as necessidades da empresa mudam, seja devido a picos sazonais ou crescimento orgânico, os recursos podem ser gerenciados para cima ou para baixo de maneira instantânea. Isso elimina a necessidade de previsões precisas de demanda e mitiga investimentos em infraestrutura que podem se tornar obsoletos.

3. Atualizações automáticas e manutenção simplificada

A responsabilidade pela manutenção e atualização da infraestrutura de TI é transferida para o provedor de nuvem. Isso libera as equipes internas para focar em iniciativas estratégicas em vez de lidarem com tarefas operacionais rotineiras. As atualizações automáticas garantem que os sistemas estejam sempre na versão mais recente, proporcionando uma segurança aprimorada e acesso às últimas funcionalidades.

cloud computing
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

4. Segurança e conformidade

Os provedores de cloud investem fortemente em medidas de segurança avançadas, o que por vezes acaba superando as capacidades de uma única empresa. Por isso, aderir a um provedor de nuvem pode garantir uma maior conformidade com regulamentações específicas do setor, isso porque essas diretrizes são frequentemente incorporadas nos serviços de nuvem, facilitando a aderência das normas para as empresas que operam em setores altamente regulamentados, por exemplo. 

5. Inovação facilitada

Em meio a inúmeras atualizações e lançamentos de tecnologias que estão revolucionando os processos de todos os setores, a nuvem pode proporcionar um ambiente muito mais propício para a inovação. Um exemplo disso, são os serviços gerenciados e recursos de aprendizado de máquina, as empresas podem experimentar e implementar novas tecnologias sem a necessidade de investir em uma infraestrutura adicional. Isso acelera o ciclo de inovação e permite que as empresas se mantenham competitivas em um mercado em constante evolução.

A adoção de cloud é muito mais do que uma tendência; é uma mudança fundamental na forma como as empresas gerenciam seus recursos de TI. As vantagens de custo, escalabilidade, segurança e inovação são inegáveis. Conforme as pesquisas do setor apontam, a adesão dessa tecnologia está entre as prioridades para 2024. Esse movimento favorece toda a cadeia de inovação, já que as empresas não apenas otimizam seus custos operacionais, mas também se posicionam para prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo. 

Renan Torres
Renan Torres
Renan Torres é Vice-presidente executivo (CSO - Chief Sales Officer) na Arklok Tecnologia. Profissional apaixonado por vendas e resultado.
Postagens recomendadas
Outras postagens