17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCibersegurançaArmazenamento de dados na nuvem: o caminho para modernização e segurança nas...

Armazenamento de dados na nuvem: o caminho para modernização e segurança nas empresas 

por Cleyton Ferreira*

Com o constante crescimento do volume de informações e a necessidade de acessá-las de maneira rápida e eficiente, as empresas de médio e grande porte estão cada vez mais se voltando para os serviços em nuvem. Essa mudança não apenas revolucionou a maneira do armazenamento de dados, como também trouxe à tona a importância da modernização dos sistemas e da segurança de uma operação. 

Há algumas décadas, armazenar dados era uma tarefa principalmente física, envolvendo grandes salas repletas de servidores e dispositivos de armazenamento. Com o tempo, surgiram as soluções de armazenamento em disco rígido, que revolucionaram a forma pela qual os dados eram estocados localmente. No entanto, à medida que as empresas expandiam suas operações e a quantidade de dados aumentava exponencialmente, ficou claro que uma abordagem mais escalável e flexível era necessária.

Foi então que os serviços em nuvem entraram em cena. No início, um dos serviços que mais cresceu em nuvem foi o backup remoto, possibilitando que as empresas armazenassem cópias de seus dados de forma segura fora de suas instalações físicas. No entanto, conforme a capacidade, confiança e a facilidade do uso da nuvem evoluíram, ela se tornou muito mais do que um depósito de backup.

A modernização de sistemas tornou-se uma necessidade premente para empresas de médio e grande porte. Os sistemas legados, muitas vezes construídos décadas atrás, podem ser lentos, ineficientes e difíceis de integrar com as tecnologias mais recentes. A migração para a nuvem oferece às empresas a oportunidade de adotar arquiteturas mais ágeis e flexíveis e implementar rapidamente novos recursos e serviços, como inteligência artificial e análise avançada de dados. Essa abordagem melhora a eficiência operacional e impulsiona a inovação e a competitividade.

vários notebooks enfileirados em direção a uma nuvem
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Com a crescente dependência dos serviços em nuvem, a segurança se tornou a principal preocupação para as empresas, visto que o armazenamento de dados sensíveis e informações comerciais valiosas em servidores externos levanta questões sobre a proteção contra ameaças cibernéticas e o acesso não autorizado. Os provedores de serviços em nuvem têm, contudo, investido fortemente em medidas de segurança robustas para proteger os dados de seus clientes. 

Isso inclui criptografia de ponta a ponta, autenticação multifator, monitoramento constante de atividades suspeitas e conformidade com regulamentações de segurança de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia. Ao adotar essas aplicações, as organizações podem se beneficiar da experiência desses provedores e fortalecer significativamente sua posição de segurança. Muitas vezes os provedores de nuvem conseguem oferecer padrões de segurança muito além dos existentes em diversas corporações.

O ponto pacífico é que o planejamento e o desenho de uma arquitetura adequada que leve em consideração todos os aspectos de segurança, disponibilidade, desempenho e privacidade é fundamental para evitar retrabalho e novas adequações. Esses passos são de suma importância para fazer bom uso das plataformas e softwares em nuvem e, em caso de alguma falha, ter todos os meios para que uma aplicação ou armazenamento de dados não sofram downtime ou degradações de serviços.

A migração para a nuvem não é somente uma questão de eficiência operacional – trata-se de uma estratégia essencial para aprimorar a agilidade empresarial e a inovação. Ao mesmo tempo, a ênfase na segurança da operação de sistemas em nuvem garante que os dados valiosos das empresas sejam protegidos contra ameaças cibernéticas.

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção inteligente e estratégica de serviços como esse impulsiona a eficiência, assim como posiciona as empresas de médio e grande porte para prosperar em um ambiente em constante mudança. A modernização e a segurança continuam sendo os pilares que sustentam essa transformação digital, permitindo que as companhias no Brasil e em outros países alcancem novos patamares de sucesso.

*Cleyton Ferreira é CTO da Compass UOL

Cleyton Ferreira
Cleyton Ferreira
Especialidades: negociação, compras, Servidores, Storage, Virtualização, Monitoramento, Sistemas operacionais, gerente de equipe de sistema, teleom de rede e administração de banco de dados. Desenhar soluções de alta disponibilidade. Centro de dados. Gestão de TI, ITIL, banco de dados e aplicação.
Postagens recomendadas
Outras postagens