17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioInfraestrutura e TIBrasil apresenta evolução do setor de TI ao investir cerca de 50...

Brasil apresenta evolução do setor de TI ao investir cerca de 50 bilhões de dólares em tecnologia no último ano

De acordo com prévia do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2024, realizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e da consultoria IDC, líder global em inteligência de mercado, somente no Brasil, o investimento em tecnologia chegou a 50 bilhões de dólares em 2023, representando um terço de todo o investimento na América Latina. A pesquisa ainda apontou que, em 2024, 50% das empresas estarão em estágios de planejamento ou provas de conceito para projetos de IoT.

Os dados apontam que as companhias brasileiras estão atentas às vantagens que os investimentos em tecnologia podem trazer para seus negócios. Seja em softwares ou em serviços, a aplicação dessas soluções melhora de forma significativa os processos das instituições.

Muito além de computadores

Quando se pensa em investimento em tecnologia, é comum pensar na aquisição de computadores, servidores e outros tipos de itens relacionados. Porém, essa é somente a ponta do iceberg, representando a parte de hardware. Ou seja, somente a parte de infraestrutura física.

Na verdade, ela se estende por uma ampla gama de dispositivos, softwares e sistemas que permitem uma diversidade de atividades, como automação, coleta e análise de dados, comunicação, gestão de recursos e muito mais.

Portanto, não basta apenas investir em novos computadores e outros dispositivos. É preciso estar atento às tendências tecnológicas e continuar os investimentos no setor, trazendo um grande diferencial competitivo para as instituições em relação aos seus concorrentes. 

tecnologia
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Quais os benefícios ao realizar investimentos em tecnologia

É difícil estabelecer, de forma simples, os benefícios trazidos pelo investimento em tecnologia por parte das instituições, já que eles acontecem das mais diversas formas, em diferentes áreas. O primeiro passo é entender que o ato representa uma abordagem estratégica capaz de impulsionar, principalmente, o crescimento, a eficiência e a competitividade.

A tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas sim um motor de inovação e diferenciação que impulsiona o crescimento e a excelência operacional. Ela capacita e contribui na adaptação rápida às demandas do mercado, aprimorando a experiência do cliente e impulsionando a produtividade dos colaboradores.

Ao adotar diferentes soluções tecnológicas, as organizações podem impulsionar sua produtividade fornecendo ferramentas e sistemas que permitem realizar mais em menos tempo, por exemplo. Outra vantagem é possibilitar tomadas de decisões embasadas, com base em insights trazidos pela análise de dados, considerado a mina de ouro das empresas atualmente.

Pesquisa já apontava benefícios mensuráveis

Embora esses investimentos possam exigir um custo inicial significativo, a longo prazo, eles tendem a resultar em redução de custos operacionais, além de permitir uma adaptação mais ágil às mudanças do mercado. 

No período de 2001 a 2011, as indústrias que mais investiram em Tecnologia de Informação (TI) obtiveram maior crescimento da sua receita operacional e resultados operacionais mais eficazes, comparadas com as que investiram menos no período. É o que apontou a pesquisa “Impacto dos Investimentos em Tecnologia de Informação no Desempenho Financeiro das Indústrias Brasileiras”, desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, em parceria com a FGV.

O estudo aponta que, já na virada do século, o investimento nesse setor trouxe um retorno tangível para as companhias. É claro que, na época, a tecnologia era incipiente e causou uma revolução muito maior do que causa hoje, mas é um bom lembrete dos benefícios trazidos pelos investimentos na área.

tecnologia
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Outsourcing como solução para recursos reduzidos

Muitas vezes, é difícil justificar os investimentos quando as empresas possuem orçamentos limitados. Por mais que as pesquisas apontem os benefícios que o investimento na área de tecnologia pode trazer, a conta pode não fechar. Uma solução é o outsourcing de infraestrutura de TI.

Ao realizar a terceirização, as companhias podem acessar recursos especializados, tecnologia de ponta e serviços de alta qualidade sem a necessidade de fazer grandes investimentos em infraestrutura, softwares e pessoal interno.

Ao invés de arcar com os altos custos de aquisição, manutenção e atualização de servidores, redes e outros equipamentos, as empresas podem pagar por serviços de infraestrutura conforme a necessidade, muitas vezes por meio de um modelo de assinatura mensal ou baseado em uso.

Além disso, ao terceirizar a infraestrutura de TI, as empresas podem se beneficiar da experiência e expertise de provedores de serviços especializados. Esses provedores têm conhecimento profundo das melhores práticas, tecnologias emergentes e soluções inovadoras, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo seus investimentos em tecnologia.

Além disso, também é possível oferecer suporte técnico especializado, monitoramento proativo e serviços de segurança cibernética, garantindo a segurança e o desempenho da infraestrutura de TI da empresa.

Renan Torres
Renan Torres
Renan Torres é Vice-presidente executivo (CSO - Chief Sales Officer) na Arklok Tecnologia. Profissional apaixonado por vendas e resultado.
Postagens recomendadas
Outras postagens