Numa escalada inquietante de comprometimento de contas da inteligência artificial (IA) ChatGPT, o Brasil surge como o terceiro país mais afetado em nível mundial. A pesquisa, conduzida pela líder em segurança cibernética, Group-IB, desvendou mais de 100 mil credenciais da plataforma na dark web entre junho de 2022 e maio de 2023, com a Índia e o Paquistão liderando a lista.
A análise expõe um preocupante crescimento no número de contas do chatbot comprometidas. O período analisado registra um salto de 74 logins afetados em junho de 2022 para impressionantes 26.802 casos em maio de 2023.
O comprometimento de contas na dark web
No contexto de uma tendência global preocupante, o Brasil se destaca. Com 6.531 credenciais violadas por hackers, o país ocupa o terceiro lugar, atrás apenas da Índia com 12.632 e do Paquistão com 9.217. O dado se torna ainda mais alarmante ao se considerar a quantidade de contas comprometidas na América Latina como um todo, que chegam a 12.314.
A popularidade das contas do ChatGPT na dark web está vinculada à sua capacidade de armazenar históricos de pesquisa e resposta dos usuários. Isso significa que os hackers conseguem acessar as informações confidenciais de indivíduos e empresas, aumentando a relevância da segurança desses logins.
Como expressa Dmitry Shestakov, chefe de inteligência de ameaças do Group-IB, “Muitas empresas estão integrando o ChatGPT em seu fluxo operacional. Os funcionários inserem correspondências classificadas ou usam o bot para otimizar o código proprietário. Dado que a configuração padrão do ChatGPT retém todas as conversas, isso pode inadvertidamente oferecer um tesouro de inteligência sensível aos agentes de ameaças se eles obtiverem credenciais de conta”, o que aumenta a importância de manter a segurança dessas contas.
Roubo de logins por regiões
A região Ásia-Pacífico registrou o maior número de contas do ChatGPT comprometidas durante o período avaliado pelo Group-IB, somando um total de 40.999 casos (40,5%). Oriente Médio e África reportaram 24.925 casos, enquanto a Europa contabilizou 16.951 ações.
Diante do cenário descrito, a empresa recomenda algumas práticas que ajudam a proteger os logins em diversas plataformas. Entre as sugestões estão a troca regular de senhas e a adoção de autenticação de dois fatores, medidas cruciais para preservar a segurança das contas digitais em tempos de crescente ciberataques.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.