14.1 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioLiderança de TICom foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo...

Com foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia

A Microsoft é uma das maiores empresas do mundo da tecnologia, mas passou por um período turbulento, e agora está novamente em ascensão graças a sua aposta em inteligência artificial (IA). Nos últimos anos, a empresa enfrentou diversos desafios, como a falta de inovação em seus produtos e a concorrência acirrada de empresas como Apple e Google, mas atualmente está colhendo os frutos da sua parceria com a OpenAI.

Trajetória tem inúmeros sucessos, mas também fracassos marcantes

Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft rapidamente se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ao longo dos anos, ela lançou diversos produtos e serviços, como o sistema operacional Windows e a suíte de aplicativos Office, que se tornaram extremamente populares entre os usuários, além da linha de hardware Surface e dos consoles Xbox.

Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia com integração do ChatGPT e foco em IA
Com foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia 5

Além dos inúmeros sucessos, a Microsoft também é conhecida por algumas apostas erradas como o player Zune e o Windows Phone, que tentou sem sucesso ser uma resposta ao iPhone da rival Apple. 

Entre erros e acertos, a verdade é que ninguém pensava na Microsoft ao imaginar a maneira como podemos viver e trabalhar no futuro, como cita o Computerworld, mas aí veio a integração do ChatGPT ao Bing, e mudou todo o cenário.

IA era um problema para a Microsoft, mas virou solução

IA era um problema para a Microsoft, mas virou solução
Com foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia 6

Um dos exemplos da falta de inovação que acabou deixando a empresa para trás em alguns aspectos foi uma aposta na inteligência artificial, mas sem os recursos e dinamismo do ChatGPT. Estamos falando da Cortana, assistente digital criada pela para competir com a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistente. Embora a Cortana tenha tido algum sucesso em seus primeiros anos, ela acabou perdendo terreno para os concorrentes e nunca alcançou a mesma popularidade.

Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia com integração do ChatGPT e foco em IA
Com foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia 7

Agora, a Microsoft encontrou um novo caminho para o sucesso nos últimos anos, com o foco em inteligência artificial. A empresa vem investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento de IA, com o ChatGPT da OpenAI, um modelo de linguagem natural baseado em IA, treinado com um enorme conjunto de dados e consegue gerar respostas naturalmente em conversas com os usuários. 

Chatbots de IA como o ChatGPT são melhores do que assistentes digitais como a Cortana, porque eles são capazes de entender e responder a uma ampla variedade de solicitações e comandos, sem limitações de vocabulário ou contexto.

A tecnologia GPT-4 tem sido muito usada em chatbots, assistentes virtuais e outras aplicações de IA, incluindo o Bing AI, que já consegue gerar imagens. Com o ChatGPT, a Microsoft tem conseguido melhorar significativamente a experiência do usuário em vários de seus produtos, além de ser um dos principais fatores responsáveis pelo renascimento da Microsoft no mercado de tecnologia nos últimos anos.

Microsoft segue integrando o ChatGPT aos seus produtos

Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia com integração do ChatGPT e foco em IA
Com foco em IA e integração com ChatGPT, Microsoft volta ao topo do mundo da tecnologia 8

Esse mês, a Microsoft integrou o GPT-4 aos aplicativos do Microsoft 365, como Word, Excel e PowerPoint, dando a eles uma ferramenta criativa muito eficiente, ainda que precise de uma boa checagem de fatos. Nessa semana, a empresa lançou o Security Copilot, que usa a IA como uma assistente de segurança da sua rede. Com o ChatGPT e outras soluções de IA, a Microsoft está novamente em ascensão no mundo da tecnologia. 

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens