17.3 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioCibersegurançaEspecialista em cibersegurança adverte: "Ataques cibernéticos alcançam níveis alarmantes", no MSP Summit...

Especialista em cibersegurança adverte: “Ataques cibernéticos alcançam níveis alarmantes”, no MSP Summit 2023

No MSP Summit 2023, a palestra de Denny Roger, especialista em cibersegurança e Head de SOC na SOC Tips, abordou temas relacionados à crescente ameaça dos ataques cibernéticos e ressaltou a importância de uma abordagem estratégica para enfrentar esses desafios. 

Denny Roger comparou o volume de ataques cibernéticos ao impressionante número de vendas de Red Bull em 2022, destacando a magnitude dessas ameaças. Os ataques estão se tornando uma das principais ameaças à economia global, segundo o Fórum Econômico Mundial, e ele enfatizou a necessidade de se pensar como oponentes no mundo cibernético e adotar práticas, como a habilitação do multifator de autenticação e a arquitetura Zero Trust para aumentar a segurança.

Além disso, Roger abordou a importância da inteligência de ameaças, da análise de vulnerabilidades e da detecção em tempo real como elementos essenciais para manter a segurança digital. Ele apresentou uma visão simplificada de como construir uma operação de cibersegurança, destacando a importância da coleta de dados, detecção de ameaças, triagem, investigação e resposta a incidentes. 

Também compartilhou um caso real de ataque de ransomware chamado “BlackCat” que criptografou os sistemas de uma empresa de pedágio, resultando em um pagamento de resgate para recuperar o controle dos sistemas.

Denny Roger MSP Summit 2023
Ataques cibernéticos estão entre as principais ameaças à economia global

Ressaltando a importância de identificar o ator de ameaça por trás de um ataque cibernético, pois cada grupo cibernético tem seu próprio padrão de ataque, Roger destacou a importância da ajuda na elaboração de estratégias de defesa. Ele alertou sobre a ferramenta Mimikatz, usada por hackers para roubar nomes de usuário e senhas, e como é importante detectar o Mimikatz para proteger as credenciais da empresa.

Além disso, mencionou que os invasores frequentemente exfiltram dados da empresa, levando informações confidenciais para fora da rede corporativa, o que pode ser uma parte crucial de um ataque cibernético.

No que diz respeito ao aspecto humano da cibersegurança, Denny Roger enfatizou que o maior desafio não é a tecnologia, mas sim as pessoas. Ele destacou a importância de construir uma equipe competente e bem treinada. Contudo, a palestra de Denny Roger forneceu insights valiosos sobre o cenário atual de cibersegurança e ofereceu orientações sobre como as empresas podem se proteger contra as ameaças em constante evolução no mundo digital.

Denny Roger MSP Summit 2023
Especialista em cibersegurança adverte: "Ataques cibernéticos alcançam níveis alarmantes", no MSP Summit 2023 3

Sobre o MSP Summit 2023

O maior evento brasileiro de serviços gerenciados de tecnologia da informação que reúne, em sua 9ª edição, especialistas do setor para discutir as principais tendências do mercado, contou com estandes presenciais como da Agora Tecnologia, maior distribuidora Huawei do Brasil, oferecendo conectividade segura e de alto desempenho além de cloud,  com segurança e escalabilidade e, também em formato virtual, como o da Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil, presente em mais de 50 cidades, oferecendo um serviço digital e desburocratizado para micro e pequenos empreendedores.

O MSP Summit é feito para prestadores de serviços e profissionais de TI, mas também atrai players de diversos segmentos, em uma estrutura de palco 360º, que buscam se especializar, aprender com autoridades do setor e fazer networking em espaços interativos, a fim de trocar experiências e entender novas abordagens de negócios. Logo no primeiro dia, o evento contou com mais de 500 participantes.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens