Na quarta passada, foi lançado o Midjourney 5 (ou v5) a nova versão do modelo de IA que gera imagens a partir de prompts de texto (ou outras imagens), conhecido pela sua grande variedade de estilos artísticos, mas que agora vai gerar imagens com muito mais realismo, que muitas vezes parecem fotos.
Segundo o anúncio da empresa, o Midjourney 5 tem um “alcance de estilos muito mais amplo”, e também “responsivo aos prompts”. Ele também tem uma qualidade muito melhor, com 2x a resolução do Midjourney 4, além de uma “faixa dinâmica melhorada”.
As imagens são mais detalhadas, e os detalhes contam com maior probabilidade de estarem corretos. Um dos exemplos clássicos são os dedos da mão, um problema clássico de modelos de IA, mas que no Midjourney 5 aparecem no número certo na maioria das tentativas. Outra boa novidade é que ele lida melhor com texto, com menos textos indesejados.
Midjourney 5 precisa de prompts mais detalhados
Em muitos casos, será preciso reaprender a escrever um bom prompt, já que no Midjourney v5, é mais difícil obter bons resultados a partir de prompts mais simples, de poucas palavras. Caso você faça um prompt bem detalhado, ele vai gerar algo bem complexo.
A nova versão da ferramenta já está sendo usada por artistas como Julie Wieland, que criou essa incrível animação com imagens ultra realistas feitas com a nova versão do modelo de IA. Além do realismo, o novo Midjourney também brilha na riqueza de detalhes.
Nas imagens acima e abaixo, por exemplo, pedi que ele fizesse uma cidade futurista desenhada pelo francês Moebius, o saudoso Jean Giroud, e o nível de detalhes é surpreendente.
Vale citar que na versão 5, as imagens são geradas com mais resolução, mas as quatro opções já saem com a resolução máxima, assim o botão de upscale, na verdade, só serve para separar a imagem das outras.
O Midjourney 5 também oferece uma boa variedade de formatos. Com ele, é possível gerar imagens no formato widescreen, ou versões na vertical, sempre úteis para compartilhamento nas redes sociais.
Além disso, na nova versão é possível fazer tiles (azulejos), com padrões que podem ser usados em fundos ou em texturas para aplicações em 3D. Se você tem acesso ao Midjourney e quer testar a nova versão 5, é só incluir um comando “–v 5” no final do seu prompt.
A empresa deixa claro que muita coisa vai mudar dessa versão de testes alpha até o lançamento oficial, quando ele será escolhido por padrão ao gerar uma imagem no Midjourney.
Para quem prefere o estilo artístico ao invés do realismo do Midjourney 5, mesmo quando isso acontecer, será possível voltar ao modo atual, para gerar imagens mais ‘cruas’.
Tirando a animação de Julie Wieland, todas outras imagens desse post foram feitas com o Midjourney 5 aqui na redação do Itshow, mas a imagem acima, também usada no destaque do post, foi feita a partir de uma adaptação do prompt dela, pegando emprestado o seu estilo.
Confira outras imagens feitas com o Midjourney v5 na galeria da comunidade.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.