17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioTransformação digitalInteligência artificialGen-2: novo modelo de IA da Runway gera vídeos a partir de...

Gen-2: novo modelo de IA da Runway gera vídeos a partir de prompts de texto

A Runway lançou hoje o Gen-2, nova versão do seu modelo de inteligência artificial capaz de transformar textos em pequenos vídeos, além de aplicar efeitos em cima de vídeos já existentes. O modo “texto para vídeo” é a grande novidade, criando vídeos de 3 segundos do zero, usando apenas prompts de texto.

A Runway Research é conhecida pelo seu app para edição e criação de vídeos, e o Gen-2 será um complemento perfeito para ele, mas infelizmente o novo modelo ainda não está disponível para os usuários.

Vale citar que a empresa faz parte da história da IA, pois é uma das criadoras do Stable Diffusion, modelo de código aberto que gera imagens a partir de textos, que pode ser instalado (e treinado) por qualquer pessoa em seu computador. 

No site da Runway, existem vários exemplos de vídeos gerados com Gen-2 usando seus vários modos de criação. Para entender melhor o processo, clique abaixo para ver um vídeo de apresentação do Gen-2 postado pela empresa em seu canal no YouTube. 

Conheça os modos de edição do Gen-2 da Runway

Além do modo de texto para vídeo, o grande destaque do Gen-2, o novo modelo também conta com todas as possibilidades do modelo original, Gen-1, mas melhoradas, com renderizações mais definidas, e algumas outras novidades. 

Modo texto mais imagem para vídeo do Gen-2 da Runway
Gen-2: novo modelo de IA da Runway gera vídeos a partir de prompts de texto 3

O segundo modo também é bem versátil, o “texto mais imagem para vídeo”, que permite que você envie uma imagem para definir o personagem ou estilo da cena, além do prompt em texto. O terceiro modo é o “imagem para vídeo”, que gera um vídeo a partir de uma imagem simples, sem nenhum prompt. Outra opção que certamente vai fazer sucesso na internet é o quarto modo, “estilização”, que transfere o estilo de uma imagem do Midjourney, Dall-E 2 ou Stable Diffusion para um vídeo já gravado. 

O quinto modo é o mock-up, permite criar vídeos e animações a partir de vídeos de objetos, veja um exemplo no tweet acima. Outro modo interessante é o “máscara”, que deixa o usuário subir um vídeo e separar só um dos itens dele para ser estilizado por um prompt. O modo 7 é o “renderização”, que deixa aplicar texturas e animação com um prompt, ou uma imagem em renderizações sem textura e iluminação. E finalmente, o modo “customização”, que permite personalizar o modelo, algo que pode ser interessante para uma série de vídeos com o mesmo tema e estilo.

Gen-2 será liberado para mais usuários nas próximas semanas 

Gen-2: novo modelo de IA da Runway gera vídeos a partir de prompts de texto
Gen-2: novo modelo de IA da Runway gera vídeos a partir de prompts de texto 4

Como eu citei no começo do post, o Gen-2 ainda não está disponível, apenas para os poucos escolhidos que estão em uma comunidade privada da empresa no Discord (que não é a mesma do Gen-1, lançado um mês e meio atrás).

A nova versão do modelo de IA da Runway estará disponível para os usuários testarem nas próximas semanas, e chega um mês depois do Gen-1, atualmente ainda em lista de espera.  

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Nick Ellis
Nick Ellis
Jornalista de tecnologia, designer de formação e um dos pioneiros da blogosfera brasileira, Nick foi o fundador e primeiro editor-chefe do TechTudo. É o criador dos sites Digital Drops e Blog de Brinquedo, além de ter sido o CEO do Meio Bit por mais de 12 anos. Tem mais de 15 anos de experiência gerenciando redações de tecnologia, além de ser redator de artigos, colunas e reviews de smartphones, TVs, tablets e notebooks, entre muitos outros produtos e serviços. Nick tem mais de uma década de experiência na cobertura das principais feiras e eventos de tecnologia do mundo como a CES, a Computex e a IFA, entre outras. Nos últimos 3 anos, foi editor de produtos, reviews e veículos no site Olhar Digital.
Postagens recomendadas
Outras postagens