23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioPodcastSegurança eletrônica: IA e automação tornam setor mais eficiente

Segurança eletrônica: IA e automação tornam setor mais eficiente

A Inteligência Artificial (IA) e a automação estão reformulando a segurança eletrônica no setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Para falar sobre o assunto, o podcast Itshow on the road conversou com Selma Migliori, presidente da Abese, Fausto Fujikawa, diretor de produtos e Mariane Peres, CMO da PPA, Jean Frabetti, diretor comercial da Fulltime Latam, Luciano Moraes, CTO e Renato Martins, CEO da Segware. Eles enfatizam a importância dessas inovações para uma segurança mais eficiente.

Na era digital, a IA se mostra uma ferramenta essencial para a prevenção de segurança, pois oferece uma ação preventiva significativa ao processar dados e informações e identificar comportamentos suspeitos.

Embora as perspectivas dos especialistas sejam otimistas sobre o futuro, é importante compreender que há a necessidade de capacitação profissional e discussões sobre privacidade. Por isso, a indústria de segurança eletrônica precisa investir em treinamento e se manter atualizada sobre as tendências tecnológicas para navegar eficientemente nesta era de mudanças significativas. Afinal, a inteligência artificial e a automação estão revolucionando o setor de TI, especialmente na esfera da segurança. 

IA e automação na segurança eletrônica

Os especialistas destacam o impacto da IA e da automação no setor de TI, remodelando o gerenciamento de sistemas de segurança eletrônica e abordando os desafios para acompanhar essas inovações.

A vanguarda do setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, especialmente na esfera da segurança eletrônica, está sendo moldada pela integração da Inteligência Artificial (IA) e automação. Por isso, os profissionais da área pontuam a necessidade de modernização e integração dessas tecnologias, visando maior eficiência e segurança. 

Banner Itshow on the road - Especial Exposec sobre segurança eletrônica.

Ouça agora o Itshow on the road “Especial Exposec” com Selma Migliori!

IA e a automação: eficiência e redução de custos na TI 

Em uma era cada vez mais digital, a IA está emergindo como uma ferramenta crucial para a prevenção de segurança. Migliori, afirma que a “inteligência artificial começa a tratar os dados, tratar as informações de tal forma que traz uma medida preventiva muito grande”. Isso reforça como a inteligência artificial pode transformar a gestão de segurança, ao identificar comportamentos suspeitos e tomar medidas preventivas.

Para Frabetti, mais de 25% do mercado está se movendo na direção de soluções de segurança baseadas em IA, e ele espera que essa tendência continue. O rastreamento por GPS, por exemplo, é outra tecnologia emergente que desempenha um papel importante na segurança eletrônica, pois pode ajudar a prevenir perdas e otimizar os recursos de segurança 

O domínio da segurança eletrônica está experienciando um renascimento sem precedentes, impulsionado pela Inteligência Artificial (IA) e automação. Essas tecnologias emergentes estão redefinindo a maneira como gerenciamos sistemas de controle de acesso, combinando eficiência e segurança aprimorada. Ambos os elementos, a automação e a IA, estão emergindo como catalisadores essenciais nessa evolução digital. 

Fausto da PPA, ressalta a essencialidade da automação no gerenciamento de sistemas de controle de acesso. Segundo ele, a automação é uma ferramenta que alavanca a produtividade e reduz custos. “A automação trata-se basicamente de um único intuito, é você ter redução de custo para você ter um maior benefício lá na frente” 

Já sua colega Mariane, explora como a IA e a Internet das Coisas (IoT) têm potencializado o setor com aplicações em áreas como o reconhecimento de imagem, reconhecimento facial e a manutenção preditiva de automatizadores e ingressos automáticos. “A gente utiliza a inteligência artificial desde reconhecimento de imagem, reconhecimento de face, com reconhecimento de manutenção preditiva, de automatizadores, de ingressos automáticos”, diz Peres.

Banner Itshow on the road - Especial Exposec sobre segurança eletrônica.

Ouça agora o Itshow on the road “Especial Exposec” com Fausto Fujikawa e Mariane Peres!

Integração de dispositivos e escalabilidade de produtos

A necessidade de soluções integradas está se tornando cada vez mais presente na segurança das cidades. Migliori pontua que “todos os sistemas cada vez mais são integrados, soluções integradas para que o cidadão consiga controlar o seu patrimônio ou cuidar da sua família na palma da mão”. Isso destaca o papel crucial que a integração de sistemas desempenha na evolução da IA na segurança eletrônica.

A integração de diferentes tecnologias é uma componente crucial da segurança eletrônica moderna. Pensando nisso a Fulltime, uma empresa de desenvolvimento de software voltada para o setor de segurança eletrônica, desenvolveu uma IA pode ser integrada a qualquer sistema de câmera, transformando-o em um sistema de alarme e permitindo que as empresas aproveitem a infraestrutura existente, também com ela é possível que a IA e a automação permita a transformação de câmeras comuns em sistemas de detecção inteligentes. Segundo eles, “A automação e a inteligência artificial estão transformando o setor de segurança eletrônica, oferecendo soluções mais eficientes e econômicas” afirma Frabetti.

O desenvolvimento de produtos que se integram perfeitamente em um ecossistema digital, além de apresentarem escalabilidade, é um dos principais desafios que o setor enfrenta. O futuro do setor, de acordo com os especialistas, requer produtos que estejam integrados em um ecossistema digital e possuam escalabilidade. A integração de dispositivos e a escalabilidade de produtos, como pontua Fujikawa, é crucial para a eficiência e segurança dos sistemas de controle de acesso. “Quando você pensa em lançar um produto, você já tem que realmente pensar em escalabilidade desse produto”, ressalta Fujikawa.

A segurança de dados e desempenho de produtos são fundamentais para a escalabilidade, como observa Peres. Ela pontua que é imperativo acompanhar o que o mercado pede de tecnologia para alcançar sucesso. “O sucesso se resume a você estar acompanhando o que o mercado pede de tecnologia e basicamente nesses itens é o que o Fausto comentou, a escalabilidade”, complementa Mariane.

Banner Itshow on the road - Especial Exposec sobre segurança eletrônica.

Ouça agora o Itshow on the road “Especial Exposec” com Jean Frabetti!

Capacitação profissional e questões de privacidade

Apesar dos desafios, os especialistas são otimistas quanto ao futuro do setor. A adoção de tecnologias avançadas como a IA e a automação continuará a transformar a indústria, proporcionando uma maior eficiência e segurança. 

No entanto, além da tecnologia, é importante considerar o papel crucial das habilidades humanas no campo da TI. Luciano Moraes, CTO da Segware, enfatiza a importância do networking, enquanto Martins destaca a necessidade de equilibrar habilidades técnicas com habilidades de gestão e relacionamento.

A implementação de tecnologias de IA e automação na segurança eletrônica não está livre de desafios. De acordo com Selma Migliori, presidente da Abese, “Um dos maiores obstáculos no Brasil é a capacitação profissional” A necessidade de capacitação profissional e planejamento eficaz são vitais para garantir a eficácia dos sistemas de segurança eletrônica.

Migliori e Martins visualizam os desafios futuros, enfatizando a necessidade de capacitação profissional e discussões sobre privacidade. Selma Migliori afirma que “sem dúvida nenhuma, o profissional de hoje e do futuro tem que estar preparado para essa nova tecnologia. E, claro, temos que discutir as questões de privacidade, que são extremamente relevantes neste contexto”. 

Em uma indústria em constante mudança, a capacitação profissional se torna essencial. Migliori ressalta que a principal dificuldade no Brasil é a “capacitação profissional”, e observa a importância do planejamento para a implementação de sistemas integrados. 

Para Renato Martins, é essencial que a indústria de segurança eletrônica invista em treinamento e educação, além de permanecer atualizada sobre as tendências tecnológicas. “A indústria precisa estar sempre à frente, antecipando-se às demandas e exigências do mercado”, conclui.

Banner Itshow on the road - Especial Exposec sobre segurança eletrônica.

Ouça agora o Itshow on the road “Especial Exposec” com Luciano Moraes e Renato Martins!

O setor de TI na segurança eletrônica está, portanto, navegando em uma era de mudanças significativas, impulsionada pela IA e automação. Com a capacidade de aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a segurança, estas tecnologias representam a próxima fronteira para a indústria. No entanto, a realização desses benefícios dependerá da capacidade da indústria de superar desafios como a necessidade de capacitação profissional e questões de privacidade.

A Segware tem estado na vanguarda da implementação da IA na segurança eletrônica com a sua Segware AI. Esta tecnologia realiza uma análise preditiva de todo o histórico de disparo de alarme que ocorre em uma determinada região, cidade ou empresa de monitoramento. A ideia é fornecer ao operador informações que permitam uma decisão mais rápida e assertiva.

A implementação eficaz da IA e da automação requer um equilíbrio entre habilidades técnicas e de gestão, garantindo o planejamento adequado e a consideração das preocupações éticas. Com a superação desses desafios, a indústria de segurança eletrônica poderá aproveitar ao máximo o potencial transformador da IA e da automação, proporcionando soluções mais eficientes e seguras para o setor de TI.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Pedro Carnevalli
Pedro Carnevallihttps://contentplan.com.br/
Pedro Carnevalli é um influente colunista e apresentador no portal Itshow, e é conhecido por compartilhar suas perspectivas inovadoras sobre novas tecnologias e inteligência artificial. Sendo o CEO da ContentPlan e investidor, Pedro traz uma rica experiência de mais de uma década empreendendo e trabalhando em projetos de mais de 90 empresas. No portal Itshow, Pedro não apenas mantém os leitores informados sobre as últimas notícias do universo tecnológico das maiores empresas do Brasil, mas também oferece uma visão mais aprofundada das implicações dessas inovações, tornando o complexo acessível e relevante para todos os públicos. Não apenas a notícia, mas também a narrativa, a análise e o contexto necessários para entender como as novas tecnologias e a inteligência artificial estão moldando o futuro.
Postagens recomendadas
Outras postagens